top of page

DEUS OMNIPRESENTE


Omnipresente significa:

Que está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.


Cresci entre uma familia católica que acreditava num Deus católico e uma familia judia que acreditava num Deus judeu. A minha mãe era a descrente, não acreditava em Deus. Acreditava nas pessoas e nas suas boas ou más intenções. Ela era a ovelha preta, a revolucionária, a rebelde, a do contra, a inconveniente.


O meu avó paterno era Rabino. O meu pai, o neto primogénito, era educado para seguir a tradição religiosa da familia. Mas ao apaixonar-se pela minha mãe que não era judia quebrou a tradição e chocou toda a familia. Ninguém aceitou o casamento. Mas o amor falou mais alto e o casamento foi consumado. Dele nasceram duas filhas. Não eram católicas nem judias. Eram livres como a sua mãe.


Cresceram na liberdade da natureza e da vida. Na nossa casa não se falava em Deus só nas acções humanas. O Amor entre a minha mãe e o meu pai durou pouco tempo, passado dois anos divorciaram-se. É normal para quem vive na liberdade do sentir. Tudo vai mudando como a natureza. Nada é estanque, hermético, fechado e para sempre. Neste planeta tudo é impermanente.


Nunca escolhi nenhuma religião mas tornei-me uma estudiosa das religiões. Compreendi que são apenas os rituais e as crenças que conduzem os grupos religiosos. Levam o Ser Humano a re-ligarem-se a um Deus exterior abstracto invisível que vive no meio de nós, mas não dentro de nós, apesar de estar cheio de características humanas. Às vezes benevolente e generoso, cheio de amor e outras vezes castrador, repressivo e que condena.


Não conseguia compreender Deus com tantos defeitos como o Ser Humano. Apesar de sempre ter ouvido pelos católicos que o Ser Humano é à sua imagem e semelhança. Para os judeus Deus estava a cima dos Homens. Apesar de Jesus ser Judeu, ele era o rebelde da altura, o revolucionário, o inconveniente. Ele falava de amor, de respeito, de integridade.


Quando senti o chamado para me tornar professora de yoga sem nunca ter experimentado yoga, a primeira coisa que me fascinou foi saber que Deus não está só fora de nós mas também dentro de nós. Omnipresente. Em todo o lado, presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus é a energia criadora do universo e nós somos uma centelha Divina, Divinos criadores. Criadores da nossa realidade.


Se queremos amor temos que vibrar em Amor. A nossa responsabilidade é utilizar a poder criativo Divino para o nosso bem estar, alegria e abundância, através do nosso pensamento, das nossas palavras, das nossas intenções e sentimentos.


A nossa responsabilidade é usar os nossos Dons e servir a sociedade, contribuindo assim para o desenvolvimento harmonioso da comunidade.


A nossa responsabilidade é cuidar de nós próprios com todo o amor para vivermos saudáveis, cheios de vitalidade e alegria. É assim que agradecemos a energia Divina e a vida, a utilizamos com sabedoria.


A nossa responsabilidade é compreendermos que somos pura energia, almas, consciências que estamos aqui de passagem para deixar este planeta ainda mais bonito, para as próximas gerações.


A nossa responsabilidade é sermos a pura Luz de Deus a vibrar nos nossos corações. Expandi-la em todas as direções pois é esse o objectivo de todas as nossas reencarnações.


Deus é Omnipresente, ele está dentro de Nós. Encontra-lo é simples, basta estar em silêncio e sentir a fonte do amor irradiar livremente, como a natureza, sem crenças limitantes, rituais complicados, doutrinas cansativas que enchem a nossa cabeça e nos afastam do coração.


Só o Amor é que nos une. Só o Amor é Divino. Só o Amor pode ser Omnipresente.


Rita Goldrajch * Hridaya


 
 
 

Comentários


bottom of page